Exames da Próstata

A próstata é uma pequena glândula de 3cm de diâmetro, própria do homem e que fica localizada em frente ao reto. Responsável por produzir o líquido seminal que nutre e transporta o esperma.

O câncer na próstata é a segunda principal causa de morte dos homens no Brasil e uma das principais razões que levam os pacientes ao urologista.

A boa notícia é que, com prevenção e diagnóstico precoce as perspectivas de cura dessa doença crescem exponencialmente. A prevenção só é possível através dos exames de próstata.

Principais exames de Próstata

Os principais exames utilizados por urologistas para identificação de problemas na glândula da próstata são:

Toque retal

O exame de toque retal serve para o médico avaliar o tamanho da próstata. Quando ela está maior e mais dura que o normal pode indicar alguma inflamação. Neste exame também é possível detectar a existência de algum caroço. Nele, o médico insere o dedo com luvas, devidamente esterilizado, no reto do paciente para sentir a próstata, destaco que o procedimento é rápido e indolor.

PSA – Exame de sangue

Esse exame é feito a partir da avaliação do sangue. Ele mede o hormônio PSA, cujos valores normais devem ser menores que 4 ng/ml. Se esse valor estiver maior que o esperado, pode ser um indício de problemas como inflamação da próstata ou câncer.

Porém, outros fatores podem aumentar os valores de PSA. Como a idade ou o uso de alguns medicamentos. Por isso, é preciso estar associado a outros exames para confirmar o diagnóstico.

Ultrassonografia

A ultrassonografia é utilizada para confirmar ou descartar as impressões do exame de próstata. Trata-se de uma ultrassonografia comum, que não emite radiação, esta serve para analisar alterações visíveis de aspecto ou tamanho da próstata. É, também, a partir dela que o médico poderá avaliar a necessidade de pedir uma biópsia ou outro tratamento.

Medição do jato de urina- Fluxometria

A fluxometria é um exame feito pelo médico para medir a força do jato e a quantidade de urina em cada micção. Uma vez que há alterações ou inflamações na próstata o jato tende a ficar mais lento e fraco.

Biópsia

A biópsia é a última etapa de confirmação de anomalia na próstata. Apesar de ser um método de análise eficaz, busca-se primeiro ter a confirmação através de outros exames, pois esta é mais invasiva. Para fazê-la é necessário retirar um pequeno pedaço da próstata e enviar para análise no laboratório.

Muitas vezes o médico irá pedir dois ou mais desses exames associados para complementar o diagnóstico.

Além do Câncer

A maioria das pessoas tende a acreditar que os exames de próstata são utilizados somente para diagnóstico de câncer. Mas esse não é o caso, eles possuem outras funções e algumas vezes servem até mesmo para descartar a possibilidade de câncer e indicar que há outra doença, problema na região cujo tratamento será mais simples.

Algumas das outras enfermidades e alterações diagnosticáveis dos exames de próstata são:

HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA (HPB)

Essa é uma doença benigna que surge com frequência em homens depois dos 45 anos de idade. Ela designa o aumento do tamanho da próstata, por isso os exames da glândula são eficazes em identificá-la. O principal sintoma da HPB é a dificuldade na hora de urinar. O paciente sente urgência para urinar e quando urina percebe gotejamento, pausas e dor entre o fluxo. Nesses casos a frequência urinária aumenta e o paciente tende a acordar várias vezes durante à noite para urinar.

PROSTATITE

A prostatite é uma inflamação da próstata, na maioria das vezes, causada por infecção bacteriana. Seus principais sintomas são dor, ardência, desconforto e dificuldade da passagem da urina.

Ela pode ser tanto aguda, quando causada pela infecção bacteriana, quanto crônica, quando ocorre devido ao avanço da idade. Como em ambos os casos ela gera aumento da próstata, os exames da glândula também a identificam.

Quando fazer

Atualmente, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir dos 50 anos devem procurar o urologista anualmente para uma avaliação individual. Os que possuem pele negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos, histórico familiar e raça são fatores de risco para a câncer na próstata.

O médico urologista é quem irá avaliar quais exames serão necessários e sua frequência de acordo com as condições do paciente.

Ademais, manter uma alimentação saudável, não fumar e ser fisicamente ativo, além de contribuir para a melhora da saúde em geral, estão associados aos principais hábitos de prevenção de problemas na próstata.

Visite com regularidade seu urologista e em caso de dúvidas agende uma consulta.