Câncer de pênis

O QUE É O CÂNCER DE PÊNIS

Trata-se de uma doença que impacta seriamente a qualidade de vida do homem, pois casos mais avançados desse câncer podem levar à necessidade de amputação do órgão.

O câncer de pênis é um tumor raro, e a maior parte dos casos ocorre em homens com idade superior a 50 anos. No entanto, ele também pode acometer homens mais jovens. Representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem.

Um dos fatores de risco para esse câncer é o estreitamento do prepúcio, doença denominada fimose. Com a dificuldade ou mesmo a impossibilidade de expor a glande, a higiene íntima tende a ficar prejudicada. E é justamente a má higiene do pênis que consiste no principal fator de risco dessa doença. Sendo assim, homens com baixa instrução e baixas condições socioeconômicas têm uma tendência maior a desenvolver o câncer de pênis. Aliás, dados estatísticos mostram que, no Brasil, as regiões Norte e Nordeste apresentam o maior número de incidências da doença.

Além disso, homens que foram infectados pelo Papilomavírus humano (HPV) também estão mais propensos a desenvolver o câncer de pênis.

Alguns bons hábitos diários podem contribuir muito com a prevenção desse câncer:

• higiene adequada: é essencial realizar a limpeza diária do órgão com água e sabão, de modo especial após as relações sexuais. Além disso, é fundamental ensinar aos meninos desde a infância os hábitos corretos de higiene íntima, que devem ser praticados todos os dias;
• corrigir a fimose: meninos ou homens portadores de fimose devem ser avaliados de maneira correta pelo médico urologista e receber o tratamento adequado para o seu caso. Por vezes, a intervenção cirúrgica é a melhor opção. Livrar-se desse problema ajudará o homem a diminuir as chances de desenvolver câncer de pênis e diversas outras doenças do sistema urinário e reprodutor.

A manifestação mais comum desse câncer é o surgimento de uma ferida ou úlcera persistente, ou mesmo um tumor, que pode se desenvolver em qualquer parte do órgão. Além disso, uma secreção branca chamada esmegma e a presença de gânglios inguinais (ínguas na virilha) podem ser sinal do câncer de pênis em um estágio mais avançado.

Quando diagnosticado a tempo, esse câncer apresenta altas taxas de cura. Entretanto, a maioria dos pacientes procura ajuda médica apenas 1 ano após o aparecimento das primeiras feridas. O médico deverá avaliar todas as lesões ou tumorações, em especial aquelas de evolução lenta e que não responderam a tratamentos convencionais. O diagnóstico final somente será dado após a biópsia dessas lesões.

O tratamento sempre dependerá do grau em que se encontrar a doença, a localização do tumor, a sua extensão e profundidade. Lesões superficiais costumam ser tratadas com postectomia e aplicação de medicamentos. Casos mais graves podem exigir a amputação do pênis, causando grandes impactos físicos, sexuais e psicológicos ao homem. Por isso, consulte regularmente o seu urologista.