Câncer de próstata

O QUE É O CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata é o tipo de neoplasia mais comum em homens, sendo uma doença muito silenciosa. No entanto, quando diagnosticado de maneira precoce, ele tem maiores chances de cura, e o paciente consegue realizar o tratamento de forma mais tranquila. Além disso, os tratamentos para o câncer de próstata têm se tornado cada vez menos invasivos.

A próstata é uma glândula com o tamanho aproximado de uma noz, localizada abaixo da bexiga, envolvendo a uretra. Ademais, ela faz parte do sistema reprodutor do homem, enquanto produz grande parte do sêmen, o líquido ejaculado na relação sexual. Como a uretra passa por dentro dela, a próstata também exerce grande influência nas funções urinárias do homem.

Estima-se que um em cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata no decorrer de sua vida. Atrás do câncer de pulmão, o câncer de próstata é o segundo maior causador de mortes por câncer em homens. Pois, 1 a cada 41 homens morrerá com essa doença.

CAUSAS

O câncer de próstata se desenvolve quando algumas células prostáticas crescem de maneira anormal, formando um tumor. Aliás, alguns pesquisadores acreditam que esse crescimento das células se deve a mutações no seu código genético. O surgimento do tumor gera um crescimento e uma deformação na glândula, que pode comprimir a uretra, causando sintomas urinários.

FATORES DE RISCO

Existem alguns fatores de risco, que podem tornar um homem mais propenso a desenvolver o câncer de próstata. Alguns deles são a obesidade, a exposição ocupacional a determinados produtos tóxicos, idade acima dos 50 anos, histórico familiar e a Síndrome de Lynch. Além disso, por razões ainda desconhecidas, essa doença acomete mais homens com ascendência africana e caribenha.

Os sintomas mais comuns são:

• vontade frequente de urinar, em especial no período noturno;
  • dor ao urinar;
  • disfunção erétil;
  • sangue na urina;
  • dor nos ossos;
  • fluxo urinário interrompido, ou a sensação de não ter esvaziado completamente a bexiga.

De modo especial, esse câncer é, muitas vezes, assintomático. Mesmo assim, o urologista é capaz de realizar o diagnóstico correto.

O diagnóstico é feito pelo urologista através de uma série de exames: o PSA (antígeno prostático específico), o toque retal e a biópsia são os principais. Mas o médico ainda pode solicitar tomografia, ressonância magnética, eco-doppler colorido, cintilografia óssea e PET-CT, exame que determina o tamanho dos tumores, os focos de metástase e as chances de recidiva.

Quando a doença não se espalhou, ou seja, ficou localizada apenas na próstata, o paciente pode ser submetido à radioterapia, cirurgia ou observação vigilante. Entretanto, quando a doença avança localmente, é preciso adicionar o tratamento hormonal. Já para a doença metastática, quando ela se espalha para outros órgãos do corpo, a terapia hormonal é o tratamento mais indicado. Aliás, o tratamento correto para cada caso sempre será definido pelo urologista.

Por fim, consulte regularmente o seu médico de confiança e fique atento.