Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the insert-headers-and-footers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/drviniciusbruce/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/drviniciusbruce/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
HPB – Dr Vinícius Bruce

HPB

O QUE É A HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) consiste no aumento excessivo da próstata, glândula do sistema reprodutor masculino. Essa glândula fica localizada logo abaixo da bexiga, envolvendo a uretra e, por isso, doenças da próstata causam problemas urinários. Na verdade, todo homem apresenta um crescimento habitual da próstata, em geral a partir dos 50 anos de idade. No entanto, em alguns casos ela cresce demais, afetando a função urinária e/ou reprodutiva do paciente.

 

EPIDEMIOLOGIA

Cerca de 50% dos homens com mais de 50 anos terão Hiperplasia Prostática Benigna, e esse número chega a 80% nos homens com mais de 90 anos.

 

CAUSAS E FATORES DE RISCO

As causas para esse crescimento exacerbado da próstata não são bem conhecidas, mas alguns fatores influenciam muito no risco do homem desenvolver essa doença:

• envelhecimento: principal fator de risco, o que caracteriza essa doença como algo natural;
• alteração hormonal: ação intraglandular da di-hidrotestosterona;
• síndrome metabólica: doenças como diabetes mellitus não insulino dependente, obesidade, hipertensão e baixos níveis de HDL no sangue;
• processos inflamatórios;
• genética: homens com histórico familiar de HPB também têm maiores chances de apresentar esse problema.

 

SINTOMAS

Alguns sintomas urinários comumente causados pela HPB são:
• jato urinário fraco;
• sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
• gotejamento da urina ao final da micção;
• jato urinário intermitente ou dividido;
• necessidade muito frequente de ir ao banheiro – de dia e de noite.

Esses sintomas são comuns a outras doenças urinárias, por isso, na presença deles, o homem deve procurar sem demora um médico urologista. No entanto, nem sempre a HPB provoca sintomas. Por isso, o ideal é que homens acima dos 45/50 anos consultem regularmente um urologista, a fim de acompanharem quaisquer mudanças no seu organismo.

Conforme a idade avança, os sintomas urinários tendem a crescer, e muitos homens, por vergonha ou negligência de procurar um especialista, acabam adotando medidas para “contornar” a situação, adaptando-se aos sintomas. No entanto, essas práticas podem ocasionar o que chamamos de “bexiga fraca”, pois a HPB não tratada pode afetar também a bexiga.

Para homens com sintomas mais leves ou moderados, geralmente se indicam medicamentos para controle dos sintomas. Quando o tratamento medicamentoso não surte o efeito desejado, é necessário considerar os procedimentos cirúrgicos. Existem diversas formas de intervenção cirúrgica pouco invasiva para tratar a HPB, e o urologista recomendará aquela que oferecerá os melhores resultados para o seu caso. Cabe salientar também que, em muitas situações, a HPB é assintomática, enquanto, em outras, seus sintomas são muito parecidos com os de câncer de próstata.

 

DIAGNÓSTICO

O médico urologista pode chegar a um diagnóstico correto da Hiperplasia Prostática Benigna através de um questionário sobre a rotina urinária do paciente, exame de urina tipo I, PSA (exame que analisa a concentração do antígeno prostático específico no paciente) e através do exame de toque retal.

 

TRATAMENTOS

Os tratamentos para a HPB são diversos, e há algumas opções não-cirúrgicas. Cada caso é avaliado de forma individual, sempre levando em consideração o tamanho atual da próstata, os sintomas do paciente, e os riscos de complicações às quais ele está exposto.